segunda-feira, 18 de março de 2013

30 DICAS ( Pré e Pós) - SAIBA como APOIAR e Participar desse Momento de Tanta Transformação na VIDA da sua( de seu) Companheira(o)!!!

Olá Gastrogatas(os),
Borboletas e Casulões!!!


O post de hoje é muito especial, porque??????
Porque tenho recebido pessoas que me procuram preocupadas sem saber como podem cooperar,  
e principalmente:
"- Como apoiar seus parceiros neste momento tão especial,
 repleto de transformações que é 
a Cirurgia de Redução em suas Vidas!"

Muito legal gente, perceber que as pessoas que dividimos nossas vidas,
sejam esposas, maridos familiares ou conhecidos se importam conosco
e que querem fazer parte dessa metamorfose conosco, nos apoiando e
incentivando nossa busca pela saúde e por uma vida mais saudável!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Pensando nisso resolvi buscar informações com amigos que tenho 
por e-mail, redes sociais e até mesmo próximos;
 que fizeram a cirurgia e aguardei que me dessem um feedback (retorno) 
sobre como foi esse processo na vida deles(as)
o que contribuiu ou o que esperavam de seus companheiros, 
familiares e o que realmente gostaram de receber de apoio, 
ou esperavam receber e talvez não receberam.

Então Reuni aqui algumas DICAS ( 30 dicas pré e pós)
 para fazer desse momento ainda mais especial com o apoio e o carinho de quem realmente deseja passar esse RENASCIMENTO conosco, ao nosso LADO! :)

Espero que gostem e possam ai enviar, recomendar, como dicas aos amigos(as) que terão
 seus parceiros operados em breve ou que já operaram e estão precisando de uma forcinha aiii
 pra acompanhar tanta mudança do parceiro(a) em tão poco tempo!

DICAS DE COMO ESTAR PRESENTE NESSE
MOMENTO TÃO IMPORTANTE:


NO PRÉ OPERATÓRIO

  1. Busque ajudá-lo(a) a esclarecer suas dúvidas, anotem em um caderno, ou folha, e vão em busca de centros de tratamento, informem-se e busquem mais de uma equipe até encontrarem alguma que lhes deixem confiante. Pois Confiar na equipe é primordial para que o processo do pré e pós seja realizado a risca conforme foi orientado!
  2. Assim que decidido qual será a equipe que fará a cirurgia, busquem informações sobre as técnicas da cirurgia, qual será aplicada ao caso dela(ou dele) e levem novamente as anotações para questionarem e não esquecerem de nada pois informações claras ajudam na confiança e determinação. 
  3. Busque você também saber se a equipe faz alguma palestra mensal, e vão juntos, as vezes só de escutar as dúvidas das pessoas e como reagem já é o suficiente para nos deixar esclarecidos. Tire você também suas dúvidas para que possa participar mais desse processo e torná-lo tranquilo. Acompanhado nesse momento seu parceiro(a) se sentirá muito melhor, o apoio é importante, fique disponível, busque incentivá-lo(la) a ir e buscar informação, faça parte do processo.
  4. Busque você também informações, seja na internet ou com pessoas que conheça, EVITE ser mais uma pessoa que vai colocar empecilhos para a cirurgia, já existe muita especulação por sí só que seu parceiro vai ter de enfrentar na hora da decisão, então pra se certificar que não dará GOL CONTRA nessa etapa, Fique atento para saber o porque seu parceiro esta buscando a cirurgia, os motivos que estão lhe deixando triste, encomodado(a), e no limite para ter de optar em fazer esse cirurgia de risco.
  5. Esteja aberto para ouvir, disponível sempre para escutar o que esta por trás da obesidade, angústias, anseios, desgostos, seu parceiro pode ter algo muito maior por trás da obesidade que você nunca se deu conta antes, e você pode ser um psicólogo nessa hora ajudando a se descobrir, pois você é a pessoa que mais esta perto dele(a) e por conhecê-lo(a) bem pode ajudá-lo a LIDAR melhor com as coisas que ficam mal resolvidas no seu interior, suas frustrações, AJUDE-O a decifrá-las, vá aos pouco, convide-o(a) para uma caminhada...conversem sobre coisas, sentimentos, e aos desenrolar das coisas, apoie, auxilie, promova a cura interna...Respeite e nunca deixe que essa conversa se torne uma ameaça, ajude-o a tratar das coisas de uma maneira que não venha a lhe prejudicar no futuro quando já tiver feito a cirurgia e as suas ansiedade o remeter para a COMIDA como antes...- Ajude-o desde agora a não guardar rancores, se libertar de mágoas, a viver uma vida mais tranquila, sem postergar a felicidade.
  6. Busque como puder acompanhar seu parceiro(a) nos exames, nas consultas, e ajude-o se for possível no que puder. Questione o que ele espera da consulta, o que espera dela. Ajude-o a reagir a cada etapa com tranquilidade e perseverança nos obstáculos seja do plano de saúde, seja dos laudos, seja dos exames, esteja JUNTO para o que der e vier.
  7. Assim que com os Laudos em mãos e a cirurgia AUTORIZADA e DATA MARCADA, ajude-a(o) a listar os pertences que irão levar para o Hospital no dia da internação. Preparem-se com calma, comprem e sigam com carinho para essa etapa tão esperada pela sua(seu) parceira(o)!!
  8. Busquem alternativas de dietas, como irão conservá-las no pós operatório, o que será preciso, as listinhas do que será preparado na dieta liquida. Se terão de comprar potinhos com tampa, qual será a forma, se outra pessoa irá ajudar nesse processo, ou se você dará conta do recado.Pensem JUNTOS, esteja aberto para ajudar disposto(a) a participar!
  9. Evite pessoas pessimistas na sua casa ou quando saírem juntos, que só irão deixar seu parceiro nervoso e angustiado nesse processo. Muitas vezes até pessoas da família causam muita irritabilidade, querendo de todas as formas especular a cirurgia fazendo vários comentários para desmotivá-lo a seguir com a decisão; e as vezes até causando  bulling e isso não é legal, esse sentimento deixa a pessoa deprimida e pode haver uma queda no seu sistema imunológico deixando mais suscetível antes da cirurgia. Tente ter pessoas que estão felizes pela iniciativa e decisão do seu parceiro(a), e busque deixa-la(lo) tranquilo sempre. Apoiando e trazendo novos incentivos!
  10. Ajude seu parceiro a se preparar para a cirurgia, e esteja presente para que a dieta pré operatória seja feita de forma correta, ajude-o a ver o quão importante é esse momento e como é decisivo a escolha de uma vida mais saudável desde o pré operatório. Não o deixe exagerar nos alimentos por pensar que ficará muito tempo sem comer, isso é um erro. Ajude-o a se conscientizar desde cedo que será apenas um processo e que em breve poderá comer normal mas nunca na mesma quantidade e o que comia antes, para poder alcançar o sucesso no pós!



NO PÓS OPERATÓRIO

  1. A Recuperação pós cirurgica é muito relativa. Algumas pessoas não são mais DENGOSAS dos que OUTRAS e sim possuem mais sensibilidade a DOR do que outras. Então é possível que seu parceiro(a) levante-se e saia logo andando depois do 1º Dia de Cirurgia, assim como pode também, ficar debilitado com dores e mais dependente.
  2. Se seu parceiro ficar muito bem após a cirurgia. Que bom. Então é hora de você ficar atento para que ELE(ELA) não esqueça que fez a cirurgia e precisa se adequar a dieta, os horários e as medicações direitinho. E você pode auxilia-la(o) nisso!! Fique disposto, disponível. Questione se precisa de algo e busque o que pode tornar esse momento mais agradável.
  3. Se seu paciente ficar mais dependente no PÓS CIRURGICO, com certeza seu apoio como a única pessoa que esta com ele desde o início do processo será de extrema importância. Pois haverá coisas, situações que ele também não esperaria ficar tão dependente de você, mas que infelizmente é só uma fase e ele precisa que você não faça CARA FEIA, e sim, esteja disposto a ajudá-lo, pois além de dependente ele(ela) pode estar sentindo DOR.
  4. Desde pentear os cabelos, dar um banho, trocar curativos, passar perfume, um creme hidratante, preparar sua refeição, ajudá-lo no conforto da cama ou sofá com o decúbito que não lhe cause dor. São Pequenos detalhes que seu parceiro fazia sozinho todos os dias, mas que agora esta dependendo de VOCÊ, e você ter carinho nesse momento e PACIÊNCIA vai fazer TODA a DIFERENÇA pra ela(ele). E com certeza vai demonstrar o quanto você se importa.
  5. Algumas pessoas após a cirurgia por ficarem tempo na dieta liquida, começam a ficar mal humoradas, afinal estão mechendo com algo que pra elas era um motivo de satisfação ANTES o fato de COMER quando ficam ansiosas e tudo mais. E depois da cirurgia, a dieta é AQUELA e não dá pra mudar é preciso percistência, e paciência de quem estiver ajudando e apoiando pois realmente mal humor com tanta dedicação para ajudá-lo faz tudo parecer mais difícil né??? Mas é só uma faze, acalme-se se esse vir a ser o seu caso, controle-se, e borá continuar com o trabalho sujo. Na saúde e na doença lembram, companheiros para sempre, hehehehe Vamos que vamos!!!
  6. Ajude seu parceiro a se adaptar a dieta, evite a qualquer custo comer coisas na frente dele(dela), o processo de a pessoa não poder mastigar é muito irritante e não é fácil com alguém devorando mundos e fundos na frente da gente certo?? Coopere e faça com que os outros da casa cooperem.
  7. As pessoas da casa não precisam mudar seus hábitos, se quem continuar se alimentando mal, é uma escolha. Mas nem por isso devem fazer gracinhas do tipo " Você que fez a cirurgia eu não fiz vou comer o que eu quiser", "Você vai ficar em casa eu vou sair pra comer aquele MAC, ou aquela... pizza" - Poxa, exija que tenham respeito, e você respeite também é muito importante apoiar ao invés de causar mais ansiedade e desgosto nesse processo!
  8. Esteja disponível, veja como seu companheiro esta seguindo a dieta, se esta conseguindo se alimentar bem, se esta ingerindo água pois é muito importante nos intervalos das refeições. Caso esteja percebendo que ele(ela) esta enjoado muito procure ver se ele esta comendo devagar, sem TV, sem distração, sem conversa se esta na quantidade adequada, em um período de tempo razoável a ser consumido. Tenha o telefone da nutricionista da equipe, qualquer coisa que queriam mudar na DIETA, procurem auxílio para que possam mudar com consciência de que não prejudicará na reeducação alimentar.
  9. Esteja vigilante, perceba sempre como seu parceiro esta reagindo, se quando esta já se alimentando bem se quando fica nervoso fica com fome, se não...procure ajudá-lo a identificar e diferenciar para que não volte a colocar frustrações na comida. ajude-o, esteja ali aberto para qualquer dificuldade. E qualquer coisa ajude-o a buscar a equipe para ver como podem resolver isso, seja na dieta para dar saciedade, mas não deixe que fique a Deus dará... importe-se!
  10. Cuide para perceber como seu parceiro reage nas mudanças das dietas, qualquer alteração, seja apresentando vômitos ou diarréia, ou até mesmo o DUMPING, é um sinal de alerta para que se tome cuidado com os alimentos que foram ingeridos a curto prazo! Talvez possa ter sido uma mastigação rápida, ou ingestão de líquido durante a refeição, ou alguma comida calórica que ele tenha ingerido, fique atento e busque saber o que esta acontecendo.




QUANDO JÁ ESTIVER NA DIETA NORMAL

  1. A lista de Compras mensal ou semanal é muito importante. Talvez vocês estejam longe de gastar menos como imaginavam gastar. Mas a compra dos alimentos é de extrema importância pois fará toda diferença para seu parceiro alcançar a sua META e o seu SUCESSO com a cirurgia, pois ela é somente uma FERRAMENTA de auxílio!
  2. Desde Frutas, Yogurtes light, queijo, carne magra e os temperos de preparo, seja cebola, alho, pimenta, oréganos e outros todos devem ser revisados para ver conforme a equipe liberar e sempre com muita atenção na questão de fazer com temperos prontos, tipos ARISCO, tabletes de KNOR, essas coisas e óleo de Cozinha....CUIDADO, a preparação da comida agora deve ser saudável! Já evitem comprá-los para evitar Usá-los!!!
  3. Estejam atentos a dieta prescrita, não mudem por espontânea vontade, ou porque acharam a dieta de outra pessoa mais bacana e vocês viram que a pessoa já emagreceu mais e tal, NADA HAVER gente, façam exatamente o que a equipe orientar, nada de cair no conto da história de "  GRAMA DO VIZINHO É MAIS VERDINHA", porque as chances de dar errado são muitas e correr atrás depois de fazer bobagem....é frustração na certa. Sigam a orientação da EQUIPE só!!!
  4. Atividade física! Faça parte, incentive, busquem caminhadas juntos, para falarem seja do trabalho ou de soluções pra vida a dois...conversem, distraiam-se...busquem aliar a atividade ao lazer de vocês e isso será muito prazeroso!
  5. Continue VIGILANTE na questão da alimentação, ajude seu parceiro a identificar quando ele ficar mais desanimado com os resultados, incentive o, pois deprê muitas vezes leva a COMER aos vícios de outrora quando obesos, e isso deve ser diagnosticado, e/ou visto por alguém que esteja perto e não deixe que tudo vá por água a baixo!!!!
  6. Saiam pra comprar roupas novas, incentive essa nova faze. Zele pela pessoa que você ama! Ajude-a (o) a gostar e perceber a nova pessoa que esta se tornando e principalmente, elogie, faça-a perceber que tanta mudança só a deixou ainda mais linda para você e que você PERCEBE ISSO que você A ADMIRA Ainda MAIS por isso! Isso mostra que você se importa e que está vendo toda essa fase, que além de fazer parte dela que CONTINUAR COM ELA PRA SEMPRE!
  7. Não fique indiferente com as mudanças do SEU parceiro, demonstre afeto, carinho admiração, fique feliz por saber que ele está bem e com mais saúde se descobrindo.
  8. Esteja Vigilante também para você MESMO nesse processo, estou me sentindo inseguro agora? Sinto ciúmes?! Devo me controlar mais?! Avalie-se e busque que toda essa transformação seja só para uma vida ainda mais legal entre vocês ainda mais Prazerosa!  Afinal se seu parceiro escolheu você dentre o mundo repleto de pessoas é porque você é muito especial para ele(a) certo?! Então CHÔ insegurança!!!
  9. Não fique aflito por ver as mudanças inclusive de personalidade do seu parceiro, ajude-o a ver que o físico mudou, mas que os valores que ele tem são tão importantes quanto a saúde que esta conquistando, que ele pode sim começar a se gostar mais se embelezar mais e que você fica feliz por isso e por saber que ele(ela) é todo "seu"! :)
  10. AJUDE-A a se descobrir, a se conhecer melhor e sempre a buscar resolver seus problemas e não deixá-los pra trás, buscar soluções para não deixá-los acumular e virem posteriormente a desenvolver outra doença que não seja a obesidade mas que pode sim interferir na vida dele(dela). Você pode tudo isso....e é tão bom saber que esse amor e carinho todo ainda existe e é visível.
   Parabéns pra você que se importa 
tanto com seu companheiro(a) 
e que busca informações para tonar a vida não só dele(a) 
mas de Vocês a cada dia mais harmoniosa!

-----------------------------------------------------

Força na Peruca!!!


Por hoje é só pessoal!

rsrsrs


Beijos, Com Carinho,

6 comentários:

  1. excelente post, as dicas sao de fundamental importancia nesse processo, a família eh a base nesse processo e além disso contar com o apoio de quem a gente ama só facilita a nossa vida, seja antes como depois da cirurgia...
    Aguardo sua visita no meu |Blog| e |Vlog| onde conto tudo sobre minha Cirurgia Bariátrica (Gastroplastia ou Redução de Estômago).
    |Blog| http://isaclourenco.blogspot.com.br/
    |Vlog| http://www.youtube.com/100observacoes
    |Facebook| http://www.facebook.com/isacairescirurgiabariatrica
    |Email| isacaires@gmail.com
    |Twitter| https://twitter.com/IsacAires_
    |Instagram| http://instagram.com/isacaires

    ResponderExcluir
  2. Ju, super bem escrita e completa a sua postagem parabens!
    É fundamental ter apoio, ja carregamos um grande problema e não precizamos carregar mais o peso do mundo todo contra ou indiferente a nós... No decorrer do caminho eu vi (e vc tambem com certeza), muita gente que não tinha apoio da família, do parceiro, gente que às vésperas da cirurgia achava que o que o parceiro ia fazer era algum tipo de plástica... Só posso agradecer a quem me cedeu forças até além da minha expectativa!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Amei o post juh, vai ajudar bastante as pessoas que estao buscando a gastro. Parabens pela iniciativa bjs

    ResponderExcluir
  4. Amei todas as dicas, Ju!
    Como sempre, tu arrasas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu achei o máximo esse post, e mais uma vez tenho que falar que é muito legal ver tua dedicação com os operados e futuros operados, porque tu te deu ao trabalho de pesquisar, perguntar, ler, fazer um resumo, tudo isso pra ajudar outras pessoas.
    Por isso tu tens tanto sucesso aqui no blog, pois se preocupa mesmo em ajudar.
    Adorei tudo.
    Bjuuuuuuuuuuuus.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju
    adorei esse post,Já mostrei pro maridão!
    vou fazer um post linkando ele ok?
    Bjooooos

    ResponderExcluir

❀ ♪♩ ✿ COMENTA AÍÍÍ VAI! ✿ ♩ ♪❀
Deixe sugestões para os próximos post's!
Seja sempre bem vindo(a)!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AGORA - CIRURGIA POR VIDEOLAPAROSCOPIA!

Um Direito Seu!!!