quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Platô e agora??? ✿ Dúvidas sobre fazer ou não a cirurgia? ✿ 15 Perguntas e Respostas ✿

Olá 
Borboletas e Casulões 
da minha Vida!

Como estão pessoas Lindas???
EFEITO PLATÔ, E AGORA?  




Hoje gostaria de trazer ótimas notícias.
Fui inspirada me PESAR, e com a idéia de que traria já 
para vocês BOAS NOVAS de que eu havia saído da casa dos 70 
e entrado na dos 60kg.... mas não foi o que ocorreu.

Sonho meu...vai saber o que causou?
Pipoca, sal (retenção de líquido??)
Em fim...

Eu continuo com 74,2 kg
Nada mudou. 
Frustrante e triste sim.

AINDA MORADORA DA CASA DOS 70KG.

Quando chegamos nessa casinha é uma alegria! 
E quando temos intenção de sair dela e isso demora bate o desespero....
Mas pra quem já eliminou 46 kg, um platô não vai me desestabilizar, 
só dar mais força para continuar firme e me policiando cada vez mais!
Agora dia 22 de Fevereiro, tenho consulta com minha Nutricionista.
Claro que..chegarei lá eu desesperada pra ela revisar minha dieta.
Pois embora feliz em parte com meu pesinho, 
meu marido e eu temos planos pra gestação daqui a algum tempo, 
e eu preciso estar em dia com meu peso. Minha META por assim dizer.
E minha saúde, claro!

Não é fácil.
E sei que muitas estão no mesmo patamar.
Querendo chegar a sua meta.
O importante é não se desleixar, NÃO Desistir!!!
✺ Seguir com a dieta mesmo após liberada e comer nos horários!




 



✏ 15 Perguntas Respostas
✍ -As respostas aqui fornecidas são conforme a minha experiência com a cirurgia.
Aqui posto minha opinião aliada a pesquisas prévias sobre cada assunto, no fim de sanar dúvidas e informar visitantes interessados no blog.

1)✏ Você sentia vontade de comer, tipo aquela compulsão de comer muito? E agora sente?
Sentia muita compulsão antes da cirurgia, e a ansiedade agravava bastante essa vontade sendo revertida para a alimentação. Busquei auxílio e terapia antes de fazer a cirurgia para me preparar para as mudanças que estavam por vir. - Agora após a cirurgia tem ainda vezes que me sinto ansiosa, mas conforme você faz a adaptação com a alimentação você tem de se ajudar e buscar não usar a comida como válvula de escape. Agora quando estou ansiosa, tento buscar o foco que me causa isso, busco resolvê-lo antes que a vontade de comer venha a tona. As vezes essa vontade ainda vem, mas consigo agora ter o auto-controle que não tinha antes para ficar vigilante.

2)✏ Como é sua relação com a comida agora após a cirurgia?
Ainda preciso estimular a mastigação. Mastiguei errado por uma vida inteira. Meu estômago novo pede que eu o faço direito antes de engolir. É preciso paciência e dedicação, a saúde exige esse preço, é preciso se alimentar com carinho, dedicação e de forma correta. Optando sempre por alimentos sadios mesmo quando sua dieta ficar sem restrições pois um pós bariátrico necessita de vitaminas, a alimentação exige cuidado para a vida toma.
Tenho 10 meses de cirurgia, já me alimento super bem, e isso as vezes já me preocupa, mas é preciso fazer uma boa escolha, opte por frutas, sucos naturais, yogurtes, carnes magras, proteína. Deixe frituras, refrigerantes, entubados, conservantes, temperos prontos, bebidas alcóolicas e calóricas, açúcares doces e afins fora do seu cardápio, isso auxiliará e muito para alcançar sua meta de emagrecimento com saúde. E beba muita água.

3)✏ Tenho medo do depois, não queria vomitar ou ficar passando mal a vida inteira, como é isto após a cirurgia?
 Existe muita especulação sobre a cirurgia.Você não irá ficar vomitando.
É apenas um processo de transição e não são todas pessoas que vomitaram.
 - Veja bem: quando estamos na dieta liquida estamos tranquilos mas loucos pra mastigar certo? 
- O que ocorre é que quando a dieta sai da pastosa, da branda e começamos na dieta normal, a comida é mais sólida é preciso mastigar bem. 
Só que ANTES não percebíamos; mas mal dávamos 3 ou 4 mastigadas e engoliamos as vezes nem isso. 

E nessa fase de adaptação algumas passam mal, vomitam por serem afoitas e não irem de vagar. Outras por descobrirem qu tem dumping com certo alimentos e ainda incistem em comê-los. Mas logo isso passa. 

Isso aconteceu comigo, eu comecei a cuidar e pronto nunca mais tive. Eu sento almoço, janto, lancho como de vagar e tranquila e tudo cai bem até de mais já pra 10 meses de cirurgia.

4)✏ Gostaria de saber que requisitos o médico verifica para saber qual método de cirurgia e mais adequada para cada pessoa?
Depende do critério da equipe, isso muda muito. Primeiro de tudo ele vai desejar saber o que te levou a procurá-lo, vai querer saber suas comorbidades doenças, vai querer todos seus exames que variam de equipe pra equipe. Irão verificar seu peso e altura, farão o cálculo do seu Índice de Massa Corpórea, irão querer saber s você tem diabetes ou outra doença específica, região abdominal caso seja um paciente de risco. E buscaram a melhor técnica para você. A cirurgia pode ser realizada Aberta, ou por Videolaparoscopia (pequenas incisões), essa ultima porém autorizada pelos planos, com menores riscos de infecção e demais.

Foi o método que eu realizei, confiram mais no post sobre a cicatriz da minha cirurgia.


5)✏ Qual método foi sua gastroplastia? 
Fobi Capella Sem Anel - Por Videolaparoscopia.

6)✏ Você precisou ficar na UTI? 
Isso varia de hospital  e equipe, o pacientes geralmente ficam entubados durante a cirurgia pois recebem anestesia geral. Sendo assim o paciente pode sim ir para a uti após a cirurgia. Ou para sala de recuperação. Eu acordei na UTI, estava sendo mantida sedada, mas reagi bem fui transferida para a sala de recuperação e para o quarto no mesmo dia.

7)✏ E o dreno você teve que usar? Dói muito? E pra tirar dói também?
Sim fiz uso do dreno por 7 dias, saí com ele do hospital, era incômodo e eu obvio não conseguia dormir de bruços. Porém na retirada não senti nada de dor. E cicatrizou super bem. Varia muito de pessoa pra pessoa.

8)✏ Como foi pra você ter que ficar 1 mês fazendo dieta liquida? É muito ruim? 
Sei que muitos ficam decepcionados com a líquida e a pastosa. Para mim na verdade foi a melhor fase. Pois embora eu sentisse muita vontade de mastigar, eu tomava meus caldinhos deliciosamente. Foi uma fase tranquila. Eu tenho bruxismo e comecei a sentir muita vontade de mastigar isso me incomodou um pouco. O preparo dos caldos não é difícil e pode sim fazer fica-lo saboroso e saudável. Não é Ruim. Mas tem quem deteste.

Tenho um post com fotos sobre todos caldinhos e afins, e inclusive uma empresa que entrega aqui em Porto Alegre - confira mais em:

9)✏ Você sentiu muita dor no pós-operatório?
Não vou dizer que não. Eu senti sim. Nos dois primeiros dias senti tanta dor que mesmo me dando morfina, quando passava o efeito eu sentia vontade de desistir  pedir pra Deus me levar que eu não estava suportando mais. Aqui o critério da minha equipe era no mínimo de 3 a 4 dias no hospital.

MAS MUITA CALMA NESSA HORA,  nesse momento eu também tive de ser forte e persistente  eu fiz minhas caminhadas e auxiliei na eliminação dos gases do vídeo e no 3º 4º Dia já estava bem melhor.

Pra vocês perceberem a diferença que é de pessoa pra pessoa, eu recebi visita de uma leitora do blog, que fez a cirurgia no mesmo dia que eu fiz, feliz da vida e contente sem nenhuma dor. Varia muito pessoal. Tenham a certeza disso.

10)✏ Quantos quilos você emagreceu no primeiro mês após a cirurgia? E os seguintes meses quanto você passou a emagrecer a cada mês?
Todas as pesagens eu mantenho atualizadas na tabelinha que fiz para o blog
 e podem ser conferidas no link dos Kgs Naufragados!

11)✏ Você comprou as meias e a cinta para usar ou alugou? 
Soube de pessoas que compraram, soube de pessoas que a equipe fornecia, em fim, no meu caso o hospital forneceu uma espécie de botinha durante a cirurgia, após  já no  quarto faziam controle com  aplicações subcutâneas.
12)✏ Ao contrario de você minha família não aceita, tenho filhos que amo com minha própria VIDA, do meu esposo não sinto apoio, tenho medo que quando eu já estiver operada ele não me dê tanta força da qual necessitamos quando passamos por um procedimento assim, o que faço para me decidir em fazer ou não a cirurgia?
 Entendo a questão do apoio da família, e a situação em ficar na defesa como a família e o marido(esposa) irá reagir. 
O importante é você se cercar de certeza, ter confiança que do jeito que esta sua vida não esta dando mais. E tudo será questão de tempo. E tempo muito pouco pode ter certeza.
Nem eu acredito....hoje estou com 27 anos...levei minha juventude todinha sem saber aproveitar com vergonha, acanhada, com baixo estima, sem falar na disposição, nas dores, mas o meu ponto foi observar que eu estava literalmente levando a vida com a "barriga" empurrando tudo. 
MASssss se somos pessoas únicas, temos o direito de nos amarmos, de nos sentirmos felizes, de nos gostarmos!!!
Aiiiii vem o principio de tudo, Deus nos fez para ser felizes!

E esse passo foi decisivo na minha vida.
Espero que seja para você também!
As mudanças após a cirurgia acontecem, é inevitável.

Você se pega andando no shopping só pra pagar umas continhas, e de repente PUFF...passa por um espelho e não acredita!
- Essa Sou Eu! 
Nossa! Como estou feliz por ser EU!
Minha Nossa nunca senti isso antes!!!
Então....tudo parece valer a pena!
Para quem tem filhos então... parece um milagre ainda maior, poder curtir ele mais, ter mais disposição, tudo é melhor.
Você se adapta a cuidar de você, e de repente tudo melhora, inclusive pra sua família.
Claro que: - Muitos se assustam com a cirurgia... inclusive familiares!
Mas você estando segura da mudança que quer pra sí, é o suficiente!
Tendo uma pessoa pelo menos - te apoiando então, será muito bom!
Tenho certeza que toda mudança que desejou a vida inteira esta prestes a se realizar,
porém fique firme, você deve ser determinada(o), focada(o) e principalmente comer nos horários, e fazer tudo que sua equipe lhe instruir. SEMPRE.
Precisa confiar na sua equipe.
E fazer tudo para que a nova adaptação a essa nova vida vai lhe trazer.
*Sabe que eu sentia muito medo de sentir fome e cometer uma loucura ansiosa depois da cirurgia.
Mas uma coisa você pode ter certeza, não sentirá a mesma fome nunca mais....e claro comendo nos horários é impossivel mesmo! rsrs
Estarei aqui, sempre que prescisar.
Decida a equipe, faça os exames, se programe, pegue os laudos,
se for fazer pelo plano autorize com eles, mas tenha alguém para compartilhar todas tuas aflições pois sim, ficamos com muito medo, principalmente na ultima semana que antecede a cirurgia.
Mas é um medo normal que todas passamos pensando que poderemos não voltar, masssss essa é só uma chave pra porta que irá abrir, quando você despertar pra nova vida!
 Realmente é um renascimento, com muita dedicação mas um renascimento!
Obrigada pelo carinho,
Espero que encontre alguma forma de falar desse seu desejo para seu esposo,família; pois ele é a pessoa que você escolheu, ele te escolheu, é um passo que não necessariamente deve ser feito junto mas com alguém que nos ame perto tudo fica menos pesado na transição.
13)✏ Queria te fazer uma perguntinha Você chegou a fazer lipo??? 
Não fiz nenhuma cirurgia. Estou com 10 meses e não realizei nenhuma espe´cie de cirurgia até o momento. Eu possuo flacidez sim, confira de perto no post que fiz sobre o assunto.
14)✏ Tenho medo de entalar de ter que ir para o hospital, temo a da tal síndrome de dumping, isso ocorre? Li tanta coisa ruim sobre a cirurgia. O que você me diz?
Existe muita especulação sobre a cirurgia, cuidado com as fontes que busca informação.
Pra fazer a cirurgia você precisa confiar na sua equipe, buscar sanar todas as dúvidas e não buscar desastres  na internet que só lhe deixaram ainda mais apreensivo na decisão de fazer ou não a cirurgia. Certifique-se de conhecer pessoas que já operaram com a equipe que escolheu. 
Após Seguindo todos os passos que sua equipe lhe orientar você estará amparada de que esta fazendo tudo para ter sucesso na cirurgia.
Sobre o dumping ele ocorre sim com alguns alimentos que a pessoa após a cirurgia terá de maneirar ou excluir da sua alimentação. Tudo após a cirurgia é uma adaptação constante, tanto na alimentação, na consistência, como depois na mastigação e na particularidade de cada alimento. Tudo é um processo de conhecimento. 
Por isso é preciso respeitar o seu corpo, respeitar o seu novo ESTOMAGRINHO! 

15)✏ Não acho que meu caso seja de cirurgia, mas gostaria muito que compartilhasse conosco que também estamos buscando emagrecer no que podemos estar pecando, aos buscar dietas e medicações de auxílio?
✍ Por muitos anos volta e meia tomava remédios para auxiliar na ansiedade e provocar emagrecimento.
A questão é que a ansiedade toda que temos ela é comida.
É como um vício. Ficou feliz, vai lá, ficou triste, volta lá, Ta mais ou menos foi pra lá de novo...e assim o ciclo percorre....
As vezes acontece o emagrecimento, e depois puff volta tudo de novo.
Dependendo do número de tentativas e fracassos, e do imc corporal e das comorbidades você deve avaliar se é ou não o caso de fazer a cirurgia. Ou melhor que isso buscar ser avaliada por um profissional.
Eu sofri muitos anos assim insatisfeita. Vezes feliz por conseguir emagrecer,mas logo triste por voltar, isso cansa e meche com sentimentos e coisas na nossa personalidade que podem nos destruir....
Mas o principal segredo que não é segredo pra ninguém é a reeducação alimentar!!!
Sabe aquela coisa sagrada que toda nutri fala de comer de 3 em 3 horas, yogurte e fruta nos intervalos e carne e salada nas refeições principais....pois é, antes em todas dietas eu nunca conseguia comer de 3 em 3 por muito tempo uma porque o estomago era grande e não e saciava fácil a não ser quando estava entorpecida de comida.
Agora com a cirurgia, percebo que consigo porque não sinto fome como antes.... e consigo me alimentar de forma saudável, e o principal meu metabolismo AUMENTA por comer nos horários!
O que posso te dizer é que, comer nos horários, alimentos saudáveis é o que garante o sucesso da cirurgia.
Quem deseja que o sucesso da cirurgia seja pra sempre, pode ter
CERTEZA que faz isso ainda.
Então, mãos a obra pra mais uma tentativa!!!! Que seja a ultima !!

                      
Comenta aiiii Gente!!!!

Mande sugestões, perguntas, 
ou assuntos que desejam 
que seja abordado no blog! :)

Envie para: 


Por hoje é só pessoal!

rsrsrs



Beijos, Com Carinho,

13 comentários:

  1. Jú acompanho tudo que você escreve, eu tenho 1 dia de diferença da sua cirurgia mas minha altura não é a mesma nem o peso. Não desanime estou contigo nesta caminhada. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ju adoro ver teus posts...São sempre bem esclarecidos e confortantes... Vc esta de parabéns por sua conquista....

    ResponderExcluir
  3. O plaqtô é desesperador. Fico chateada quando acontece comigo. Sei que é normal, mudo algo e emagreço. Beijos

    ResponderExcluir
  4. É isso aí amiga, tem que cuidar de tudo mesmo e não encanar com um platô, porque sabemos que é perfeitamente normal. Sei que dá uma vontade de quebrar a balança quando isso acontece, mas não tem jeito, o organismo faz suas reservas quando diminuímos a comida.
    Essas perguntas e respostas foram ótimas, tem muita gente que vai sanar muitas questões aqui. Claro, como tu disse, cada um tem uma reação, mas é sempre bom ter a base de alguém que fez...
    Parabéns pelo post.
    Bjuuuuuuuuuuus.

    ResponderExcluir
  5. Excelente o post Ju, parabéns...tenho certeza que esclareceu muita gente, vc compartilhando suas experiências pré e pós cirurgia engrandece nosso aprendizado sobre todo o processo, e mostra tb que aderimos bem ao tratamento, sobre o peso, continue mantendo a alimentação, prestar atenção a atividade fisica que eh essencial, bjos

    Aguardo sua visita no meu |Blog| e |Vlog| onde conto tudo sobre minha Cirurgia Bariátrica (Gastroplastia ou Redução de Estômago).
    |Blog| http://isaclourenco.blogspot.com.br/
    |Vlog| http://www.youtube.com/100observacoes
    |Facebook| http://www.facebook.com/isacairescirurgiabariatrica
    |Twitter| https://twitter.com/IsacAires_
    |Instagram| http://instagram.com/isacaires
    |Email| isacaires@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Ju,
    Como muitas estou na luta contra a obesidade. Nesses dias cogitei a Cirurgia Bariátrica e estou dando uma lida em alguns blogs, além disso estou marcando com um médico para um primeiro contato.
    Vou dar uma passadinha sempre que posso p ver como vc anda!
    Bjo

    http://noscaracois.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ju, qual a sua altura? Pra eu ter uma ideia de comparação com meu peso!! Procurei e não achei em post algum! Bjus eu amei o blog e achei inspirador!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite,Tdo bem? Eu também vou fazer a cirurgia por video, esta faltando apenas dois dias, mas não fiz uma dieta tão liquida ingeri leite e comi dois pasteis e tambem um pouquinho de brigadeiro ,sera que tem problema?O que faço agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia! Bom realmente eu não tenho como lhe dizer nada. Sabe porque? Isso varia muito de equipe pra equipe. Se sua equipe não restringiu é porque ela assegura que vai ficar tudo bem entende? - A minha restringiu. Mas não é por isso que vai sair algo errado, por isso eu digo sempre por aqui isso depende muito da equipe e do que eles orientam, cada um tem a sua e deve seguir a RISCA tudo que lhe orientarem. :) Beijos minha Linda e uma ótima recuperação pra você, não me esqueça viu? Passe para me dar notícias suas!!! Beijos Jú.

      Excluir
  9. Oi adoro seu blog, estou sempre vendo, tem um mes q fiz a cirurgia! Estou ansiosa p ver novidades ai

    ResponderExcluir
  10. Nossa como eu preciso emagrecer,preciso emagrecer 30kg

    ResponderExcluir
  11. Oi Juliana, adorei seu blog. Eu estou fazendo os exame preparatorios pra cirurgia. Estou num misto de felicidade e medo... Estou lendo o que posso sobre o assunto mas com muito criterio.Sua estoria me ajudou muito. E seus posts...nem se fala. Muito obrigada por dividir sua estoria conosco.Bjs

    ResponderExcluir

❀ ♪♩ ✿ COMENTA AÍÍÍ VAI! ✿ ♩ ♪❀
Deixe sugestões para os próximos post's!
Seja sempre bem vindo(a)!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AGORA - CIRURGIA POR VIDEOLAPAROSCOPIA!

Um Direito Seu!!!