segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Aqui vai as DICAS principais para ter sucesso após a Cirurgia!!! - COMPLETEI 10 MESES - Cirurgia Bariátrica Não é Milagre, é Preciso Dedicação!

Olá Borboletas e Casulões!

Semana iniciando para muitos hoje!
Dia de São Péga!

E nada melhor do que já iniciar a semana 
sabendo o que fazer 
para não colocar tudo a perder,
após tanto esforço e dedicação certo?!

Tirei algumas fotos para quem deseja matar a curiosidade 
de como estou me alimentando e estarei postando ao final do post!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
No post de hoje farei um alerta:
 Para o pessoal que esta se preparando para fazer a cirurgia, 
Para o pessoal que já fez a cirurgia, diretamente aos que estão eliminando peso e aos que já estabilizaram em suas metas!

E tem mais um turma surgindo dentre nós! - As pessoas que não fariam de forma alguma a cirurgia, mas que buscam informações de como podem melhorar sua alimentação!

Dedicado a todos que desejam a felicidade de ser pós bariátrico para sua vida inteira com muita saúde e SEM reganho de peso!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

<<   Vamos lá!!!  >>

Bom! E Então?
Todos que nos preparamos para fazer a cirurgia bariátrica 
sabemos de todos os desafios que teríamos após a cirurgia, 
toda a adaptação que teríamos e principalmente 
que o sucesso da cirurgia não seria mérito nenhum dela e sim --> todo nosso, 
da nossa dedicação em fazer ela como uma ferramenta
 para alcançar a nossa saúde e esbeltez, para a vida inteira!

Mas do que você esta falando?!

Ahhhhhh meu povo!
Estou falando das nossas regrinhas para nos mantermos Magras(os) e Saudáveis ora essa!! 
Para as novas Borboletas que estão se preparando a aos Casulões, fiquem atentos,
o trabalho e a jornada estará só começando, o sucesso será seu, mas a pergunta é:

- Você vai querer o sucesso da cirurgia para sempre, 
ou só por um tempo?

Para quem deseja os frutos de se sentir leve, 
disposto, sem dores, com energia e vitalidade
não poderá abandonar
 e nem se acomodar 
deixando de fazer uso das leis básicas para o sucesso duradouro!
:P~
AQUI VÃO ELAS...

Quais você ainda não conseguiu colocar na sua rotina?

Esta na hora de ver o que dentre essa listagem 
você ainda pode fazer
 para auxiliar na eliminação de peso e na manutenção!!!

EXAMES PERIÓDICOS -- Você sabia que na falta de vitaminas e suplementação no seu organismo pode prejudicar a eliminação de peso após a cirurgia? -Fique atento, o acompanhamento nutricional e com seu cirurgião é importante para sua saúde! É ele que vai garantir que emagreça de forma saudável, e principalmente que também não venha a ter reganho de peso após um tempo quando seu peso estabilizar, tudo tem de estar equilibrado para o bom funcionamento do seu organismo e da sua nova absorção, não marque bobeira!

ATIVIDADE FÍSICA -- Se antes era difícil e dava aquela preguiça, agora não seria diferente!
Essa ainda esta abandonada por muitos! Mas a falta dela causa: Indisposição, falta de resistência física, fraqueza. Quer mudar essa situação então a hora é essa de buscar uma caminhada, exercícios auxiliando na reposição de massa magra, tonificação, redução da flacidez...tudo se dá um jeito!

INGESTÃO DE ÁGUA -- Muita água galera, super importante pra ajudar a eliminar o peso e na desintoxicação! Parece brincadeira mas não é não. Nos intervalos não abandonem ainda mais agora no verão, façam uso! Quem não gostar aromatize coloque folhas de hortelã, mas não fiquem sem tomar água, temos altos índices de "pedras na vesícula" após a cirurgia devido a esse detalhe importante, esquecerem de ingerir água!!!

ESCOLHA DOS ALIMENTOS -- Essa é umas das leis que são abolidas após conquistarem o pesinho ideal muitas vezes, ou após começarem a estar liberados na dieta normal. - Muitos tem o famoso dumping e continuam forçando....- Galera respeitem o organismo, tudo que é demais faz mal, a obesidade é a prova disso então não custa lembrar pra manerarem. Evitem a ingestão de alimentos e bebidas calóricas, ( doces, álcool, frituras, gorduras e afins) Os novos eventos que surgem na nova vida de gastro, precisam ser vigiados na alimentação, cuide-se.

E aqui vai a principal de todas!!!!

HORÁRIO DA ALIMENTAÇÃO 3 EM 3 HORAS! --

Que coisa quem diria que viríamos bater nesse ponto novamente não é?!
Mas aqui eis uma das perdições da maioria das nossas abnegadas(os) 
Borboletas e Casulões após a cirurgia!

  • Muitos nesse momento do post irão parar e ficarão estáticos..... se perguntando:

-Tenho comido de 3 em 3 h?
  • Ou buscando limitações:

- Mas eu não tenho tempo pra comer na correria do serviço.
- Eu não consigo preparar as refeições dos intervalos.
- Fico com preguiça afinal chego exausta(o) do trabalho, da faculdade, do curso, da escola....

Ahhhh pois é! Então aqui vai o alerta básico.....

  • Você começou a se sabotar de uma forma que pode se arrepender e ficar realmente LIMITADA(O) como antes na obesidade!


Aos que Não podem nem ler e ouvir isso que ficam transtornados(as)?!!!!?? 
  • Então Abra o olho enquanto há tempo!


Não comer de 3 em 3 horas é  pra começar o primeiro passo para colocar tudo a perder.
Infelizmente esse é o caminho.
Você esta careca de saber que isso diminui o metabolismo, que esta ligado a transtornos alimentares dos obesos, que pode causar déficit de nutrientes e vitaminas em pós bariátricos....então, vai deixar isso
voltar a te fazer, ser e estar como se sentia antes de tudo isso; que você buscou pra sua VIDA????

Se avalie:  

- Estou me sabotando pelo cansaço, preguiça, desinteresse ou qualquer outra coisa que eu esteja alegando?? 

Ainda há tempo! 


Para as Borboletas e Casulões que o peso já estabilizou, fica também o alerta, mantenham
os horários e a alimentação saudável só assim terão a garantia de ficarem e manterem-se saudáveis a vida toda!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Pra finalizar!

Como já faz um tempo que não posto como anda minha alimentação nos diversos horários do dia!
E tive muitos pedidos para que eu postasse!
-Tirei algumas fotos para quem deseja matar a curiosidade de como estou me alimentando!

NO CAFÉ E LANCHES:
Desde que eu fui para a dieta normal, 
o que salva meus lanches ( 9h - 15h, 18h, 23h ) entre as refeições 
é o yogurte e as frutas! 
(*Salvo alguns dias que tomo um leite e como 3 bolachinhas).

NAS REFEIÇÕES PRINCIPAIS:
- Almoço e Jantar ( 11h/meio dia - 20h), consigo comer 2 colheres de carne, 1 colher de salada.
Não é sempre mas em muitas alimentações consigo também comer o carboidrato 1 colher.
E dependendo do dia tomo ao final um caldinho de feijão ou lentilha!

VAMOS AS FOTOS!!


CAFÉ DA MANHÃ 7H
 
    
LANCHE DA MANHÃ 9H

ALMOÇO 11H/MEIO DIA

LANCHE DA TARDE 15H

LANCHE DA TARDE 18H 

JANTAR 20H

LANCHE 23H
 

Agora vocês devem estar pensando!
Mas será possível que a Jú como tão bem assim...
Será que ela não dá suas escapadelas de vez em quando???

Respondo:
- É claro né pessoal, ninguém é de ferro.
Mas as escapadelas não podem virar uma exceção TODO DIA CERTO?

Aqui vai a fotinho dos meus DELITOS na Alimentação:


PIPOCA
Se tem uma coisinha que eu adoro quando vou ver um filme é comer pipoca!
É um erro porque é puro sódio!!!
Mas eu me permito a esse delito as vezes, geralmente a
noite no lugar do lanche das 23h.

SUCO INDUSTRIALIZADO
Sim, esse é outro delito que cometo as vezes, 
como não tomo REFRIGERANTE, esse 
contém conservantes e outros,
nada bom mas cometo esse delito as vezes também.

CREME DE LEITE
Minha nossa! Faço minha carne sempre com cebolinha, tomate, orégano, alho, manjericão,
cortadinha para facilitar a mastigação! - Porém tem dias que eu fico louca pra incrementar,
e eu acabo cedendo pro creme de leite geralmente uso de 1 a 2 colheres para a panela toda.

BISNAGUINHA
Ahhhhhh, essa eu como com frequência!
Pelo café da manhã geralmente! Eu consigo comer apenas 1 uma!
A tarde se como no café em lanche como até 3.

NESCAU LIGTH E NESQUIK
Esses é um problema! Eu tomo café com nescafé ao leite, porque eu fiquei após 
a cirurgia muito enjoada pra chocolates e coisas doces.
Porém eu tomo as vezes sinto vontade, mas toda vez que tomo me sinto mal, e meu coração dispara em segundos. A porção é uma xícara pequeninha e faz um estrago bem rápido!

AMENDOIN
Esse eu digo é o maior dos meus pecados mensais após a cirurgia.
Iniciei a comer após o 6 sexto mês.
Nunca tive tanta vontade de comer amendoim na minha VIDA!
Nunca mesmo!
E agora, todo mês eu compro, é ruim em função do sódio, 
e pra mim hoje é como se fosse meu chocolate de antes.
Que estranho né?! Simples Amendoim !


ADOÇANTE
É pessoal....fiquei sem açúcar e sem adoçante até o 7º 8º Mês pós cirurgia.
E agora de vez em quando quando vou tomar um pretinho,
eu acabo cedendo ao zero cal. AS VEZES.

Estes são meus delitos de vez em quando.
Espero poder controlá-los mais e se possível até evitá-los.
Se alguém tiver dicas melhores para substituí-los são bem-vindas!!!!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Pessoal!
Estamos em final de Janeiro!
E eu completei 10 MESES de cirurgia
 Dia 21 de Janeiro!

Sim 10 MESES!!!!
 


 



Estou Feliz pelo que tenho conquistado na minha saúde!

Espero poder ajudar com o blog a muitas pessoas que busquem informação sobre a cirurgia!

Muitas pessoas me enviam e-mail's, dizendo o quanto o blog faz diferença nessa etapa por informação,
me relatam o quanto para elas seria difícil se expor assim,
mas que por coragem de muitos que possuem blog falando sobre o assunto
demonstram que TUDO PODE MUDAR,
basta ACREDITAR e CORRER ATRÁS DOS SEUS SONHOS!!!

O objetivo dele é exatamente esse!
Incentivar a busca por uma vida melhor!

E se com o meu desenvolvimento eu conseguir inspirar novas vidas por aí,
com certeza ficarei ainda mais feliz, em de alguma forma ter impulsionado o desejo de mudança, 
a busca pela vida!

Por hoje é só pessoal!

rsrsrs



Beijos, Com Carinho,



43 comentários:

  1. Oi Jú
    estou no pré-operatório e seu blog tem sido mt bom pra mim, vc está linda, bjos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela conquista até agora... farei dia 02/02 , 1 ano e 9 meses de operada, e ainda me cuido muito bem, as vezes cometo meus exaferos tbém, mas é claro que sempre dentro dos limites.... é bom demais estar e me sentir magra... vc está linda....

    ResponderExcluir
  3. Oiiii, gostei muito das informações postadas. Você está mt linda parabéns! Passe também pelo meu blog! Beijoss!

    ResponderExcluir
  4. ju, foi uma maravilha essas suas orientaçoes, vou usa-las para complementar minha dieta.bjs

    ResponderExcluir
  5. OI Juliana, você é uma inspiração. Estou no pré-operatório e estou trabalhando a mente para entender que a cirurgia não é um milagre, terei que me esforçar para sempre. Vou reler seu post algumas vezes. Você está um arraso. Parabéns.
    Tatiana Dantas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ; ) Que coisa boa Tati!Em breve borboleta :) delícia!

      Excluir
  6. Estás uma Barbie!!!!! Linda linda linda!!!!! Adorei os modelitos! Pode mandar uns pra Panda aqui mostrar o popozão e os pernil tb!!!hahahahaha
    Bjssss tá um arraso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha pandinha Amada! Estamos pra nos encontrar faz tempo né Leca!!!! Temos que marcar!!! rsrsrsrs beijos

      Excluir
  7. ai so fico me imaginando assim de novo amanha vou ao cirurgião marcar a data: você nos da motivação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo logo Lú!!! Vamo que vamo, cada dia mais pertinho!!! Me mande notícias! Beijos :)

      Excluir
  8. Adorei o post, Ju! super informativo, esclarecedor e incentivador. Principalmente pra mim, que estou no 12° Dia de operada. Ainda tenho um longo caminho pela frente, mas ler posts como o seu me estimulam a ter mais força ainda!
    Vc Esta linda, arrasando! Parabens!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visitei sua página Ninha! muito legal estarei por lá acompanhando teu sucesso! beijos e obrigada pelo carinho :) Aqui és sempre bem vinda ;)

      Excluir
  9. Parabéns Juliana, excelentes informações e dicas, fico muito feliz com seus resultados, a sua alimentação está muito boa, sigo quase a mesma coisa também, continue assim...sucesso. Aguardo sua visita no meu |Blog| e |Vlog| onde conto tudo sobre minha cirurgia bariátrica (gastroplastia ou redução de estômago).
    |Blog| http://isaclourenco.blogspot.com.br/
    |Vlog| http://www.youtube.com/100observacoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isac querido, que bom ter você por aqui, não vejo a hora de você vir aqui pro Sul e fazermos o encontro das gastroPOA Aqui ;) vai ser muito legal! Assisti seu ultimo vídeo como todos né, e adorei, deixei comentário lá no seu bloguinho, beijos amigo, e que tu continues assim iluminando muitas vidas dentre todos nós com tua dedicação, com carinho, tua amiga Jú!

      Excluir
  10. Voce está linda,já poderia ficar assim, que está ótimo.A auto- estima nas alturas só faz bem. Parabéns, vc é vitoriosa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. : ) Muito obrigada Iris! :) Me sinto mesmo já muito bem, mas sabe como é quero garantir rsrsrs e emagrecer mais um pouquinho! ;)

      Excluir
  11. Jú, adorei o seu blog...você está muito linda!
    Vou fazer minha bariátrica em julho, e queria saber se vc ficou flácida?
    Pelas fotos me parece que não...Vc está fazendo exercícios físicos???

    Fico no aguardo da sua resposta!

    Patricia! E-mail: Pcanellaf@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lindona! Respondi via e-mail pra você! Mas com certeza tenho sim pele flácida! sem dúvidas.....

      Excluir
  12. Respostas
    1. : D que isso....nunca escutei isso antes, acho que fiquei envergonhada hahahah :) beijos!

      Excluir
  13. Ju como você está lindaaaaaaaaa!!! Que corpão, um verdadeiro avião de mulher, cinturinha de pilão...Uauau!!!To babando aqui!!!hehehehe
    Parabéns, parabéns!!!!!!!!!!!
    Acabei de postar, vai lá...beijos
    Val sleevada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Val sua linda, vou correr lá já pra ler teu post :) beijos!

      Excluir
  14. é verdade Ju, concordo com vc, quando as pessoas comentam algo,as vezes a memoria me traz lembranças de um passado bem recente onde era vitima de muito preconceito e ouvi muitas coisas, mas nos resta filtrar e ficar somente com que é bom pra gente, eu tb estou muito orgulhoso de vc, que fotos hein, vc está radiante e o maridão deve estar gostando de toda essa transformação...sim vou a Poa, vou a Gramado, quero te conhecer e outras meninas tb, quero conhecer todo mundo do sul...hehehe, será um grande prazer, qdo estiver mais proximo lhe aviso e pego seu celular pra nos comunicarmos, bjos e sucesso sempre querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Isac,o maridão ta todo envaidecido hahaha, adora me ver alegre, faceira pra lá e pra cá inventando coisas mil, e o melhor de tudo é sentir que o amor faz isso com a gente também, o amor só quer o bem, só fica feliz ao te ver mais feliz, e esse é um retorno de carinho sem igual né!? - Sobre você vir pro Sul, menino não me faz pegar nojo hein, Deuslivre você vir aqui e não nos avisar direitinho hehe para montarmos a turnê aqui pra nos vermos, nossa espero ansiosamente por esse dia! vai ser muito legal!!! beijos e muito sucesso meu amigo, até breve! :)

      Excluir
  15. Juliana, parabéeeeeens, pelo Blog
    Para mim está sendo um dicionário. Qualquer dúvida corro nele.
    Vi suas fotos om 10 meses e vc está ótima.
    Vc começou a fazer exercícos quando? e vc pretende fazer alguma cirurgia de reparação?
    Bjos
    Francine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran! Que bom que esta por aqui! Eu fiz muitas caminhadas no início, quando fiz a cirurgia por video, para auxiliar na eliminação dos gases que causavam muita dor e desconforto. Porém fiz por 2 meses. Como iniciei com 30 dias a trabalhar no hospital, não estava fazendo exercícios. Tentei fazer academia, e não durou pq fiquei apavorada com o peso de massa que ganhei. Então não recomendo pra ninguém parar, mas eu resolvi cabeça oca como sou eliminar tudo que tiver que eliminar de peso, e depois tentar correr atrás pra dar uma firmada! - Meus braços e seios foram os que mais sofrerão na eliminação de peso, os braços fazendo academia acredito que resolva pois pego rápido...mas os seios...vou ter de me dar de presente..rsrsrs

      Excluir
  16. Oi Ju, tudo bem?? Vim agradecer e retribuir a visitinha que você fez no meu cantinho, também adorei seu blog e já estou te seguindo!! E nossa não parece que vc usa 46, pelas fotos eu pensei que vc já tivesse na 40 hehehe.
    Beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Quem me dera Branca! O quadril da pola aqui é algo largo que vou te contar, nem sei se chego na 40 mesmo emagrecendo acho que no máximo chego na 42 e olhe lá! rsrsrsr beijos mil, obrigada por vir conhecer meu cantinho ;)

      Excluir
  17. Ju, minha querida! Me desculpe pela demora em responder sua pergunta sobre o onde encontrar meu livro! Estou sofrendo em ser pontual!!! Você está lindíssima!
    O meu livro está sendo vendido fora de belo horizonte, somente no site da saraiva, ou se preferir eu posso te enviar por correio. Me mande os dados no email e pelo seu cep eu verifico o valor do frete e te falo.Bjo grande, me desculpe por não ler todo o post, mas é que hoje estou tentando colocar pelo menos os emails e repostas em dia!!

    ResponderExcluir
  18. Uauuu faz um tempinho que não passo por aqui para ver suas fotos, esta magrinha, é muito bom ouvir isso né....gostei de ter postado a sua alimentação do dia, eu hoje com quase 3 anos de operada como muito mais que isso, mais também não eliminei tudo que eu queria no prazo que eu tinha nos 2 anos, eu pesava 122 kilos e hoje fico entre 70k e 72k, queria mesmo é ficar nos 68k não é muito longe, mais fazer dieta pra mim é um sacrificio...parabéns esta linda...bjs

    ResponderExcluir
  19. Esse post ficou maravilhoso Ju.
    Realmente temos que cuidar todas essas coisas, e é sempre bom um puxão de orelha pra gente lembrar.
    E pra mim foi interessante demais as fotos do que você come, porque falando não dava pra imaginar. Eu tenho muita curiosidade nisso, porque estou prestes a entrar nesse mundo :)
    Ainda estou na fase líquida, mas sei que vai passar rapidinho e eu já vou estar comendo normal.

    ResponderExcluir
  20. Ju... resolvi já algum tempo buscar a cirurgia, pois já tentei várias coisas e nada deu certo! Quanto tempo demorou da data de quando você se decidiu até a data da cirurgia? To com muito medo de não conseguir e/ou o plano de saúde não autorizar! Ver seus vídeos senti uma vontade imensa de continuar! Parabéns!! Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi JúJú! Então minha linda, demorou no máximo 2 meses..3.. mas busquei um equipe completa onde realizei todos exames, peguei os laudos e dei sequência. :) O plano se saúde não pode lhe negar se você já tem comorbidades, ou sobrepeso com imc dentro das normal. Tendo 35 de imc e com diabetes, consegue também pela justiça. Não desista ;)

      Excluir
  21. Oi Ju, Te conheci hoje pelo seu blog e o que posso dizer é que fiquei emocionada com seu video de 1 ano de aniversario, falta uma semana para minha bariatrica , estou super ansiosa e devorando seu blog
    muito obrigada por compartilhar sua experiencia
    e parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda Carol! :) Parabéns pela decisão. Buscar informação faz parte desta etapa :) Beijos lindona me mande noticias se possivel me adicione pelo face ok? Beijos.

      Excluir
  22. Ei Ju!
    Estou no pré operatório, as vezes fico ansiosa doida que nos meu exames de tudo certo e eu posso realizar a cirurgia logo, mas as vezes me bate uma insegurança e da vontade de desistir de tudo e deixar as coisas como estão.
    So que busco muito ajuda na internet e vejo gente que fez estão super realizado, e penso comigo, "se eles conseguiram pq eu não vou conseguir" e então fico toda empolgada novamente.
    Pode ter certeza que seu blog está me ajudando muito a ir em frente.
    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  23. EI Jú,
    Nossa você já era linda, mas agora está um mulherão!!! Fico muito feliz por você!!! Sem nem um pinguinho de inveja viu? Jú, vc fez plástica também? Se você pudesse voltar atrás faria o quê diferente? Sobre o cabelo, você acha que poderia ter feito alguma coisa pra cair menos? Se puder me responder querida, fiquei muito feliz!!! Beijos. Carol

    ResponderExcluir
  24. Já ia me esquecendo, meu e-mail é takahashicarolina@gmail.com.

    ResponderExcluir
  25. Menina, estranho demais, mas eu e duas outras amigas operadas também desenvolvemos esta "tara" pelo amendoim, e até por nozes... O amendoim é pior... Eu nem gostava, fazia reuniãozinha aqui em casa, sempre tinha, comia uma ou duas bolinhas... Agora como é pacote mesmo... principalmente com cerveja. Nem preciso dizer que o medo de engordar novamente já me ronda. Operei em junho de 2012, com 116 kg, hoje tenho 73,5 kg, mas já fui bem mais magra na vida, cheguei a ter 58 kg já... Agora acho que não emgreço mais...Deve ter alguma explicação para o amendoim... rs... Bjs]
    Andréa Oliveira (andrea_handrews@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  26. Corajosa, linda, altruísta. Parabéns!!
    Deus te abençoe e a sua família linda.
    Estou em fase de pesquisar sobre a cirurgia, fazendo as consultas com os especialistas e exames.
    Seus post tem me ajudado demais.
    Mais uma vez parabéns. Você é uma pessoa especial com certeza. Determinada forte inteligente mas doce.
    Qual sua profissão?
    pavan.celia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Vc poderia me enviar seu email. Gostaria de tirar umas dúvidas com vc. Tenho quase 7 meses bypass. Obrigada.

    ResponderExcluir
  28. Vc poderia me enviar seu email. Gostaria de tirar umas dúvidas com vc. Tenho quase 7 meses bypass. Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Vc poderia me enviar seu email. Gostaria de tirar umas dúvidas com vc. Tenho quase 7 meses bypass. Obrigada.

    ResponderExcluir

❀ ♪♩ ✿ COMENTA AÍÍÍ VAI! ✿ ♩ ♪❀
Deixe sugestões para os próximos post's!
Seja sempre bem vindo(a)!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AGORA - CIRURGIA POR VIDEOLAPAROSCOPIA!

Um Direito Seu!!!