quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Reflita: Você esta se Sabotando pela Ansiedade?


Olá Pessoal!
Hoje trouxe a vocês uma matéria que meche com todas(os) nós em maioria!
A N S I E D A D E e A N G Ú S T I A

Convenhamos! Muitas de nós não tem a menor paciência em sentar e desabafar com um psicólogo, isso tudo porque?? -Porque quando começam as perguntas repetidas logo nos entediamos e ficamos fartos pois nós conhecemos a nossa história de vida e por tudo que passamos, e falar sobre isso com alguém que pouco temos intimidade, é difícil e nos sentimos julgados e em uma saia justa..... MAS, não é bem assim que tenho reavaliado esta situação no momento ultimamente, veja a matéria abaixo:
Medo e ansiedade são reações emocionais diante do perigo. No medo, o perigo é real, externo, como estar diante de um animal selvagem. Constitui importante mecanismo de preservação. A ansiedade é emoção subjetiva, desagradável, voltada para o futuro, desproporcional ao perigo que, ou inexiste ou é pouco significativo.
Implica em sintomas físicos (taquicardia, nó na garganta, boca seca, tremores, etc), psicológicas (medo, sensação de desconforto interno, apreensão, sensação de falta de controle, mal estar indefinido etc) e comportamentais (evitar a situação temida, negar a ansiedade, “narcotizar “a sensação desagradável com álcool, drogas ou... comida.)
O alimento exerce alívio de curtíssimo prazo na sensação desagradável, que logo após volta reforçada pela culpa, levando-a a comer de novo para aliviar a tensão, e assim sucessivamente. Os mais leves sinais de ansiedade, mesmo antes de serem percebido pela consciência, são amortecidos pela comida. Utilizando esse processo a pessoa engorda e começa a evitar situações diversas por sentir-se inadequada. Situações sociais, atividade física, eventos culturais e toda uma série de situações prazerosas. A ansiedade aumenta e a comida que era um prazer se torna O PRAZER ou uma forma de “lenitivo” para os problemas da vida. E o único “problema” que ela resolve é o da fome e da nutrição. E causa outro: A Obesidade!

Outras pessoas perambulam de dieta em dieta, engordam e emagrecem, fazem “regime” algum tempo para perder “algum peso” e voltam a engordar.
A auto-estima está absolutamente abalada. Comem sem fome, se auto-sabotam, parece que querem e não querem a mesma coisa ao mesmo tempo, o que leva a angústia.
Se a ansiedade estiver presente no comportamento alimentar e não for identificada e trabalhada, põe por terra os mais sinceros e competentes programas médico-nutricionais. E daí logo você ou aumentará seu estômago novamente depois de alguns anos, ou terá alimentações recompensadoras como alguns fazem tipo: tomar leite condensado.... ai dois TOQUES e voltará a antiga maratona:
















Ou seja: SE VOCÊ ACHA QUE A CIRURGIA VAI FAZER MILAGRE EM VOCÊ, ESTÁ EMGANADO, A SUA CABEÇA TEM DE TER A DEVIDA ATENÇÃO, POIS ELA AINDA ESTARÁ COM PENSAMENTO DE “GORDO” OU SEJA, AINDA BUSCARÁ BURLAR QUALQUER ANSIEDADE COM COMIDA!
Se você vai fazer a cirurgia, ou já fez e ainda tem sentido rotineiramente a ansiedade percistente levando a pensar na comida, ANTENE-SE EM QUANTO É TEMPO, você pode estar PERTO de colocar tudo a PERDER! – Perceba que existem coisas que sozinhos não conseguimos enxergar e mudar, sejam sentimentos ou outra coisa qualquer.
VOCÊ VAI TER...OU ESTÁ TENDO SUA CHANCE DE MUDAR DE VIDA...
ENTÃO NÃO SE ACOMODE! Reavalie e perceba se sua ansiedade continua alta e busque auxílio antes que seja tarde!
Essa é a função da psicologia. Levar a pessoa a desvincular a fome da ansiedade.Pesquisar e tratar o que, fora a fome, a leva ao prato. Levá-la a comer quando tem fome e a não comer quando estiver ansiosa. A propor outras soluções para a ansiedade, que não a comida.
A modificar seu estilo de vida permitindo-lhe emagrecer E PERMANECER MAGRA e não apenas FAZER MAIS UMA DIETA PARA PERDER ALGUM PESO POR ALGUM TEMPO.
Vamos a algumas dicas :
  • Não tenha pressa para emagrecer.
  • Estabeleça metas viáveis.
  • Emagreça POR VOCÊ, não pelos outros.
  • PREOCUPE-SE COM O PROCESSO. OS RESULTADOS VIRÃO COMO CONSEQÜÊNCIA.
  • Aumente as fontes de prazer. A comida é um prazer e não O PRAZER. Não evite situações porque está gorda.
  • Pratique atividade física. O melhor exercício é aquele que mesmo cansada hoje, você sente vontade de fazer amanhã.
  • Pratique alguma forma de relaxamento.
  • Esqueça as “dietas loucas”, milagrosas. Troque o “regime” pela reorientação nutricional.
  • A sensação de falta de controle é pior que a falta de controle em si. O problema não é um bom-bom, mas a caixa toda, se você partir para o “perdido por um”...
  • Lembre-se, o erro é oportunidade de aprendizado. Errou? Corrige! Caiu? Levanta!
  • Seja feliz enquanto emagrece. Não espere emagrecer para ser feliz.
  • Emagrecimento se baseia num tripé: nutrição adequada, atividade física e EQUILÍBRIO PSICOLÓGICO.
Em muitos casos, é necessário acompanhamento psicológico.
Se for o seu caso, não se envergonhe!
Você precisará ter as emoções a seu lado para emagrecer e PERMANECER MAGRA.
Espero que tenham gostado! Beijos a todas(os)! :D

8 comentários:

  1. realmente ela nos sabota sem q nem pecebamos, eu sou muitissimo ansiosa isso foi comprovado pelo teste q a psi fez comigo fato, mas não consigo me controlar . mas precisamos lhe dar com ela. adorei o post flor bem explicativo e cheio de informações precisas. bjs linda quarta

    ResponderExcluir
  2. Ju eu nao acredito muito nessa coisa de se abrir com os outros rsrs, uma opniao minha, mais que se eu ver que estou errada terei que recorer, peguei meu laudo com o pisciquiatra, beijos

    ResponderExcluir
  3. OI JU EM 1ºLUGAR ADOREI SEU LAY MUITO FOFO!!!
    eU NÃO GOSTO MUITO DE PISICO NÃO QUANDO TENHO ANSIEDADE TRISTEZA MEU MEDICO É JESUS... MAIS AGORA TEM HORA DA TPM QUE SO JESUS MESMO FICO UMA PILHA DE NERVO ANSIEDADE A MIL E COMER CHOCOLATE E COISAS DOCES ATE DE MAIS AFF MAIS SÓ NESSA EPOCA QUE FICO DOIDA!!! RSRSRS' BJO GRANDE E OTIMA MATERIA BEM ESCLARECEDORA!!!

    ResponderExcluir
  4. Jú, em primeiro lugar obrigada pela visita e pelo recadinho no meu blog. Essa matéria é muito boa!! Na verdade quando temos ansiedade, nós comemos os problemas e não a comida!!! Sou estudande de Psicologia, e o que você falou tá certíssimo. A gente precisa mesmo buscar desvincular a ansiedade da comida...Estou amando o seu blog!! beijinhosss

    ResponderExcluir
  5. Amei o post!
    Estou ainda mais motivada Jú.

    Beijos.

    Ah, linkei vc em meu blog!

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a matéria e angustia e ansiedade eu nem sei o que é rsrsrsrs beijos

    ResponderExcluir
  7. oi linda
    adorei o post....Bom antes li uma reportagem que dizia que mais de 90% das pessoas obesas tem fatores psicologicos que dificultam o emagrecimentos e um fator forte é a ansiedade....è importante identificar, reconhecer nossas frakezas e procurar ajuda sempre...
    beijus

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, esse post foi pra mim... estou muito anciosa...vendo o tempo passar e nao estar conseguindo chegar na meta... fico angustiada e com vontade de comer tudo q engorda... tudo q queria me livrar... situação muito complicada que estou vivendo....

    ResponderExcluir

❀ ♪♩ ✿ COMENTA AÍÍÍ VAI! ✿ ♩ ♪❀
Deixe sugestões para os próximos post's!
Seja sempre bem vindo(a)!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AGORA - CIRURGIA POR VIDEOLAPAROSCOPIA!

Um Direito Seu!!!